Plano safra pauta encontro de lideranças cooperativistas e políticas no Paraná «Voltar

O assunto foi discutido com a presença do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e sua equipe do Mapa. O evento, promovido pelo Sistema Ocepar, reuniu cerca de 150 participantes, entre lideranças do cooperativismo, autoridades e convidados. “No Fórum, as cooperativas analisam e discutem assuntos do momento. E, nesse momento, o tema escolhido foi à questão de carnes, principalmente, as restrições ao mercado internacional”, explicou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.

Maggi aproveitou para anunciar em primeira mão de que o Brasil conquistou um importante mercado para a carne suína. “Há vários anos estamos em negociação com o governo do Peru para comprar da nossa carne suína e agora pouco fui informado pela minha assessoria de que o Peru passará a ser mais um mercado comprador da carne suína brasileira e com certeza beneficiará as cooperativas paranaenses”, lembrou.

Em relação ao PAP, ele disse que o Mapa ainda está trabalhando na construção das medidas que irão ser anunciadas para esta safra. Ele recebeu dos representantes das cooperativas do Paraná um documento com as propostas do setor. “Nós temos prazo até o final de maio para definir taxas de juros, os programas e ainda estamos em fase de coleta de informação dos produtores e entidades em relação a suas demandas. A CNA entregou ao Ministério da Agricultura o seu pleito para o Plano Safra. Mas não há nada definido. Temos que discutir com o Ministério da Fazenda e com o Banco Central a questão das taxas de juros, por exemplo”, afirmou.

O ministro também destacou a importância do Paraná para o agronegócio brasileiro. “O Paraná sempre foi líder no agronegócio. Não é o maior produtor de grãos, pois perdeu para o Mato Grosso, mas tem uma economia agrícola muito mais diversificada que o Centro-Oeste, a exemplo na produção de carnes, onde o Estado assume a liderança, muito forte nas cooperativas e no sistema de integração. Esse é o modelo que interessa ao Brasil e que deu certo no Paraná e no Sul do Brasil. É a vontade do agricultor em estar associado, integrado. É aquela velha história ‘a união faz a força’ e aqui são muitos pequenos que acabam ficando fortes e grandes”, acrescentou.

Fórum contou ainda com a presença da governadora do Paraná, Cida Borghetti, que assumiu o cargo no último dia 6 de abril. Na oportunidade, ela recebeu um documento do Sistema Ocepar com propostas para o desenvolvimento das cooperativas do Paraná. Segundo a governadora, as cooperativas têm uma participação de destaque, especialmente em agronegócio, e o governo está disposto a continuar apoiando o segmento.

O Fórum dos Presidentes também teve entre os seus convidados o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, que ressaltou a importância de reunir tantas autoridades e lideranças das cooperativas que atuam na agropecuária num só evento. “Este evento mostra a força que o cooperativismo hoje experimenta no cenário nacional. O Sistema Ocepar está de parabéns em trazer o ministro da Agricultura, governadora e cindo deputados federais, além de secretários para debater de forma franca os principais assuntos de interesse do setor”, salientou.

Fonte: Gazeta do Povo